Santa Maria, 07 Mar (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal do Sal considerou hoje, durante a cerimónia de inauguração das obras de operacionalização da ETAR de Santa Maria e das Redes de Saneamento, que a infraestrutura vai resolver “definitivamente” a questão do saneamento na ilha.

Manifestando satisfação por mais esta obra de “grande importância” para o Sal e para uma cidade turística como Santa Maria, implementadas no quadro do Fundo de Água e Saneamento (FASA), do II Compacto do Millennium Challenge Account (MCA–CV II), Júlio Lopes reiterou a convicção de transformar Sal numa ilha turística de referência e Santa Maria ao nível de outras cidades turísticas do mundo.

“O saneamento é pedra angular para qualquer destino turístico e esta obra terá impacto a vários níveis. Nós queremos uma ilha limpa, com um ambiente saudável”, manifestou.

Referindo que um dos requisitos para a obtenção da Bandeira Azul tem a ver com a qualidade da água do mar, o autarca destaca que com o sistema de saneamento a evasão de águas sujas para o mar já não acontece, sendo um contributo importante para este objectivo.

“Vimos nas estatísticas que a praia de Santa Maria está no top das 25 melhores praias do mundo. E é importante que façamos algo para merecer a manutenção neste ranking”, enfatizou.

A inauguração das obras de operacionalização da ETAR de Santa Maria e das Redes de Saneamento que deverão, entretanto, entrar em completo funcionamento com ligações domiciliárias, ao Complexo Educativo de Santa Maria, a partir do mês de Abril, foram testemunhadas pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, Donald Heflin, Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, entre outras individualidades.

O projecto que visa assegurar a prestação de serviços de saneamento, com recurso a um sistema de recolha, tratamento e reutilização das águas residuais, à população local, à indústria do turismo e aos operadores económicos sediados na cidade de Santa Maria, custou cerca de 193 mil contos, tendo sido executado num período de 18 meses.

SC/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.