Ribeira Grande, 10 Mar (Inforpress) – O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado disse à Inforpress que a AMSA está apostada em revitalizar o Gabinete Técnico Intermunicipal (GTI) para responder às demandas de planeamento do desenvolvimento da ilha.

“A nossa meta é pôr de pé o GTI que é uma experiência única em Cabo Verde” disse Orlando Delgado, admitindo que essa estrutura foi perdendo “peso” na ilha, nos últimos anos, porque, “por razões meramente políticas, se tentou coartar a capacidade de planificação que nós tivemos em Santo Antão”.

Entretanto, “graças a essa planificação foi possível o financiamento de grandes projectos em toda a ilha”, disse o autarca, indicando que essa visão estratégica de planificação foi o grande ganho que Santo Antão já teve.

Segundo Orlando Delgado, querem retomar essa aposta, com adaptações às necessidades actuais, em outros moldes e tendo em conta os sectores que consideramos prioritários e estratégicos, apontando os casos do turismo, da agro-indústria, da pesca, entre outros sectores com potencial de produção.

O que se quer, adiantou o autarca, “é encontrar, junto dos parceiros, os recursos necessários para, de forma permanente e em função dos programas conseguidos, termos um GTI forte para continuar o processo de planificação” com vista à elaboração de planos credíveis que possam levar os potenciais financiadores e investidores a verem Santo Antão como um bom destino para os seus investimentos.

Conforme disse, a ideia é avançar para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento de Santo Antão (PDSA) que, embora importantes para o desenvolvimento da ilha, no passado, nunca foram assumidos a nível nacional, por se tratar de um figurino que nem existia na legislação cabo-verdiana.

Orlando Delgado acredita que, com a opção pela regionalização, as condições estarão criadas para que os PDSA sejam assumidos a nível nacional e se possa “continuar a pensar a ilha como fizemos na década de noventa”.

HF/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.