Cidade da Praia, 14 Mar (Inforpress) - A administradora do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT) disse hoje, na Cidade da Praia, que há a necessidade da criação de um sistema nacional de toponímia nacional por forma a facilitar o trabalho de muitas instituições.

Fátima Fernandes fez essa afirmação na abertura do sétimo Encontro da Comissão Nacional de Toponímia que está a decorrer na Cidade da Praia, contando com a presença de representantes dos diferentes ministérios.

Segundo Fátima Fernandes, a toponímia facilita o trabalho de várias instituições com o destaque para os Correios, os Bombeiros e a Polícia, uma vez que facilita na identificação dos nomes das ruas.

“É por isso que estamos aqui reunidos a pensar num sistema de toponímia integrado numa base sustentável, onde todas as instituições podem contribuir para a sua a actualização”, esclareceu.

A responsável avançou ainda que todos os municípios vão criar a sua toponímia, integrada numa base de dados, onde todas as pessoas podem consultar os endereços através de um sistema de informação nacional.

“O sistema de informação nacional e do endereço adequado é um sonho que não é impossível de se concretizar, basta querer e trabalhar neste sentido”, notou Fátima Fernandes, exortando   os participantes a empenharem-se no sentido de se criar um projecto de toponímia nacional.

Da Comissão Nacional da Toponímia fazem ainda parte representantes do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, em nome de todas as câmaras municipais, do Instituto do Património Cultural (IPC) dos Correios de Cabo Verde, bem como especialistas e personalidades independentes.

É através da Toponímia de âmbito nacional que se obtêm informações essenciais para a salvaguarda da homogeneidade de tratamento para todo o território nacional, recuperando designações como obras de engenharia, de nomes de ilhas e ilhéus, das baías e praias, das cidades e vilas, das montanhas, situando nomes mal colocados e corrigindo denominações incorrectas.

Por sua vez, a Toponímia de Nível Municipal salvaguarda as particularidades a serem tidas em conta em cada município, principalmente as denominações oficiais e outras já atribuídas pelas Câmaras Municipais.

OM/ZS

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.