Mindelo, 08 Set (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD) venceu as eleições autárquicas em São Vicente com maioria absoluta, segundo os dados do apuramento geral afixados hoje à porta do edifício dos Paços do Concelho.

O apuramento durou três dias e as actas amanheceram afixadas à porta do edifício da câmara, pelo que se presume que a última sessão de trabalho terá terminado já noite avançada de quarta-feira, 07.

Assim, o MpD, que apresentou Augusto Neves, como candidato a presidente da câmara, e Fernanda Vieira, para a assembleia municipal, totalizou 13.191 votos, para câmara e os nove mandatos de vereadores, ao passo que, para assembleia, recebeu 12.583 votos, e 11 deputados dos 21 que enforma a assembleia municipal.

A União Cabo-verdiana e Democrática (UCID) e o Partido Africando da Independência de Cabo Verde (PAICV) não alcançaram mandatos na câmara municipal (vereadores), mesmo tendo a UCID juntado um total de 7617 votos, e o PAICV 5405 votos.

Já para a Assembleia Municipal, a UCID elegeu seis deputados, frutos dos 7999 votos obtidos, ao passo que o PAICV, a terceira força política do município, ficou-se pelos quatro deputados municipais e um total de 5585 votos.

Assim, para a câmara municipal, o MpD elegeu os nove vereadores: Augusto Neves (presidente da câmara), Lídia Lima, Rodrigo Martins, Anildo Jesus, Tânia Monteiro, Carla Monteira, José Carlos da Luz, Solange Neves e Odair Pinto.

Em relação à Assembleia Municipal, segundo dados do aparamento geral, o MpD coloca 11 deputados no órgão deliberativo: Fernanda Vieira, que irá presidir, Emanuel Miranda, António Pedro Rodrigues, Maria da Luz Azevedo, Domingos Lima, Francisco Lopes, Flávio Lima, Vander Gomes, Ana Filomena da Cruz, Manuel dos Reis e Larissa Lima.

A UCID elegeu seis deputados (Viviana da Luz, Patrícia Gomes, Ana Maria Neves, Jorge da Fonseca, Isidora Santos e Lucas Monteiro), ao passo que o PAICV elegeu quatro deputados municipais: Baltazar Ramos, Maria Paula Brito, Benvindo Rocha e Elisabete dos Santos.

Nas eleições do passado domingo, em São Vicente, votaram 26.935 eleitores dos 51.082 inscritos nos cadernos eleitores, pelo que um total de 24.074 eleitores não votou.

Registaram-se ainda 469 votos em branco e 253 votos foram considerados nulos.

Concorreram ao escrutínio autárquico do passado domingo, em São Vicente, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), com António Monteiro como candidato a presidente da câmara, Movimento para a Democracia (MpD), com Augusto Neves, e Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), com Alcides Graça.

AA/ZS

Inforpress/Fim