Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) - O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, garantiu hoje que o Governo está empenhado em resolver a situação dos doentes evacuados para Portugal e melhorar as condições de acolhimento, estadia e assistência medicamentosa.

O governante, que falava à margem da conferência de imprensa sobre a IV Cimeira luso-cabo-verdiana, prevista para segunda-feira, 20, na Cidade da Praia, assegurou que Portugal tem sido um “parceiro extraordinário” em matéria de saúde e que os problemas se encontram na própria administração pública de Cabo Verde.

O ministro foi questionado pelos jornalistas sobre a preocupação apresentada hoje pelo embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, que disse estar “insatisfeito” com a situação dos doentes evacuados naquele país europeu.

O diplomata que se encontra no arquipélago para participar na IV Cimeira luso-cabo-verdiana, e que foi recebido na manhã de hoje pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, disse que é preciso tornar os procedimentos de evacuação “mais leves”, ter uma “maior articulação” entre as autoridades cabo-verdianas no país e a missão diplomática e autoridades portuguesas, mas haver, também, um “melhor serviço” de recepção em articulação com a informação previamente recebida.

O ministro dos Negócios Estrangeiros assegurou que os ministérios envolvidos no processo irão reunir-se na próxima semana para analisar e debater a situação e será criado um grupo de trabalho para fazer um “estudo detalhado” sobre esta questão.

“Nós temos de melhorar as condições de acolhimento, de estadia e a assistência medicamentosa aos doentes cabo-verdianos uma vez que o problema já devia estar resolvido” acrescentou o ministro, afirmando que a condição social dos doentes evacuados em Portugal é uma “questão prioritária” para o Governo.

AV/AA

Inforpress/Fim

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.