Cidade da Praia, 11 Mar (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, chefia uma delegação cabo-verdiana numa visita de trabalho a Washington, Estados Unidos da América (EUA), com o reforço da cooperação no sector da água e saneamento na agenda.

Em declarações hoje à Inforpress, o ministro afirmou que a delegação parte este sábado, 11, e vai ficar naquele país norte americano até 17 de Março.

De acordo com o governante, nos EUA os trabalhos estão agendados para os dias 13 e 15 de Março e acontecem a convite do Millenium Challenge Corporation (MCC) e no quadro do segundo pacote do Millenium Challenge Account (MCA-CV II).

Gilberto Silva indicou que a visita vai servir, não só para conhecer o funcionamento e experiência do MCC e fazer o ponto da situação do andamento dos projectos financiados no quadro do MCA-CV II, mas também para que a missão exponha a visão estratégica do arquipélago para sector da água e saneamento.

As prioridades de investimento e consolidação das reformas para a melhoria da prestação de serviços de água e saneamento e a estruturação de fundo sectorial da água e saneamento, cujos trabalhos estão “bem avançados”, fazem parte desta visão estratégicas, segundo o ministro.

Por outro lado, o ministro avançou que a oportunidade vai ser aproveitada, também, para fazer uma investida junto de algumas instituições “importantes”, solicitando o seu apoio no sentido de “manter as boas relações de cooperação” neste sector e para ajudar Cabo Verde a consolidar os ganhos alcançados, até o momento, com novas parcerias.

“Cabo Verde deseja uma cooperação institucional forte neste sector com os EUA. Desde logo, gostaríamos de estabelecer parcerias em programas muito concretos e, também, de sermos beneficiados com o terceiro compacto, porque o nosso país vem utilizando muito bem os fundos colocados à disposição no sector dá água e saneamento e do cadastro de propriedades fundiários”, frisou.

Para Gilberto Silva, Cabo Verde é um país “estável”, com uma democracia a “consolidar-se” e está alinhado com os “grandes princípios” relativos à paz, à segurança, à estabilidade e ao desenvolvimento económico defendidos pelos EUA e demais parceiros deste arquipélago, motivos que podem ser levados em conta para um possível financiamento do terceiro compacto.

Gilberto Silva realçou que a delegação tem na agenda, para além de encontros com diferentes personalidades e instituições a nível do MCC, com a Agência de Protecção do Ambiente, o Departamento do Ambiente do Estado de Maryland e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS-United States Geological Survey).

A delegação tem, ainda, marcado encontros com algumas instituições financeiras, como o Banco Mundial, especialmente no que concerne ao Fundo para as Parcerias Público-Privadas em infra-estruturas o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.

“Vão ser três dias intensos, preenchidos pelos vários encontros já marcados, não só com o só a nível das instituições referidas, como também com nossa embaixada em Washington”, notou o ministro, especificando que fazem parte da delegação, o embaixador de Cabo Verde nos EUA, Carlos Veiga, o presidente da Agencia Nacional de Água e Saneamento (ANAS), Hércules Vieira, o director da Unidade de Gestão MCA-CV II, Hélder Santos, e a directora nacional do Planeamento do Ministério das Finanças, Carla Cruz.

No final da visita de trabalho, de acordo com o governante, espera-se que a delegação cabo-verdiana tenha melhores conhecimentos das experiências americanas de gestão de fundos para o sector da água e saneamento, melhor conhecimento das instituições sobre a visão estratégica do Governo nessa matéria e, igualmente, das prioridades do país.

Cabo Verde, indicou o ministro, quer uma relação “mais estreita” com as principais instituições ligadas à água e saneamento dos EUA, sobretudo em relação à mobilização e gestão de recursos para programas e projectos do sector e, ainda, melhorar o conhecimento das “janelas de oportunidades e parcerias em matéria de financiamento dos programas e projectos para o sector, resultados que o arquipélago espera alcançar com esta visita.

DR/JMV

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.