Cidade da Praia, 13 Mar (Inforpress) - O ex-Presidente da República Pedro Pires inicia na terça-feira uma visita a Cuba a convite das autoridades de Havana, com as quais irá discutir a partilha do espólio da luta de libertação cabo-verdiana.

Em entrevista hoje à Rádio Nacional de Cabo Verde, Pedro Pires adiantou que a visita de 10 dias, a convite das autoridades de Havana, servirá para renovar os agradecimentos às autoridades cubanas pelo apoio à luta de libertação de Cabo Verde e ao desenvolvimento do país ao longo dos 40 anos de independência.

"Sinto que temos, eu tenho pessoalmente, uma dívida moral com Cuba e com os dirigentes cubanos por tudo o que fizeram pela libertação de África", disse Pedro Pires.

O ex-Presidente disse esperar discutir com o Governo cubano a possibilidade da partilha com Cabo Verde do espólio documental que se encontra em Cuba sobre a luta de libertação do país.

Durante a deslocação, Pedro Pires, que fez parte da sua formação militar em Cuba, tem um encontro previsto com o Presidente Raul Castro, bem como com outras individualidades.

Cuba foi um dos países que mais apoiou as lutas de libertação em África, nomeadamente em Cabo Verde, através da formação militar, mas também da formação de técnicos e quadros para as novas administrações desses países.

Ao longo dos 40 anos da independência de Cabo Verde, Havana manteve o seu apoio e a cooperação com Cabo Verde através da concessão de bolsas a estudantes cabo-verdianos.

Lusa/Inforpress/fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.