Espargos, 13 Mar (Inforpress) - Os médicos da Associação África Avanza, de Espanha (Bilbao) completam este mês de Março quatro anos de serviço de voluntariado no Sal, realizando de 2013 a esta parte mais de 500 intervenções cirúrgicas e cerca de 700 consultas.

A equipa médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde” que tem vindo a deslocar-se regularmente ao Sal para uma série de consultas e cirurgias programadas no âmbito do programa de cooperação com o hospital regional, encontra-se na ilha para mais uma missão, a vigésima, a título de voluntariado.

Segundo nota de imprensa a que Inforpress teve acesso, quatro anos depois, donde 84 voluntários já se fizeram ao Sal nesta missão, foram realizadas 530 intervenções cirúrgicas, 690 consultas, entre várias outras acções médicas.

Neste período de cooperação, através do voluntariado, a equipa médica da Africa Avanza muniu o bloco cirúrgico do Hospital do Sal de alguns equipamentos considerados importantes, nomeadamente laparoscópio, artroscópio, aspirador e vários outros consumíveis cirúrgicos.

A equipa que celebra este aniversário com a vinda dos dois primeiros médicos que participaram na primeira viagem solidária, em Março de 2013, o Dr. Renedo, Ginecologista e o Cirurgião, De Perdigo, entre outros três voluntários, faz balanço positivo desta cooperação que “permitiu” troca de experiências, conhecimentos e técnicas médicas com os colegas cabo-verdianos.

“Agradecemos a Associação Chã de Matias, todas as pessoas do Hospital do Sal e os médicos cabo-verdianos que habitualmente se deslocam da Praia e Mindelo para colaborar com África Avanza, sua disponibilidade e morabeza, sem as quais não teria sido possível a concessão dos magníficos resultados. Simplesmente, obrigado”, lê-se no documento.

Africa Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.

SC/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.