Cidade da Praia, 13 Mar (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Domingos assinou hoje um protocolo com a freguesia portuguesa do concelho de Gondomar, Baguim do Monte, para a criação da primeira confraria de gastronomia da ilha de Santiago.

O documento foi rubricado durante a sessão solene comemorativa do 23º aniversário do município de São Domingos, pelo edil Clemente Garcia e o presidente da junta de freguesia Nuno Coelho.

“A cultura é o nosso cartão postal e a este propósito estamos a trabalhar em parceria com o concelho de Gondomar, concretamente com a freguesia de Baguim do Monte, no sentido de criarmos a primeira confraria de gastronomia na ilha de Santiago”, disse Clemente Garcia.

A confraria que ostentará o nome de “Confraria Gastronómica de cachupa, pasteis de milho e enchidos de São Domingos” será institucionalizada ainda hoje com a realização da assembleia-geral e entrega dos dois primeiros trajes da própria confraria, conforme adiantou o presidente da junta de Freguesia de Baguim do Monte.

“Será uma autêntica surpresa ao presidente da Camara Municipal de São Domingos porque ele ainda não é um marco nas comemorações do 23º aniversario da criação do município”, disse Nuno Coelho em declarações à imprensa.

Muito focalizada na vertente turística, Baguim do Monte tem uma confraria gastronómica dos rojões e papas de sarrabulho que, segundo o presidente da Junta de Freguesia, já atrai milhares e milhares de pessoas a essa freguesia para provarem essa iguaria.

Para além da criação da confraria o protocolo hoje assinado prevê também parceria nas áreas da educação, da saúde, do empreendedorismo.

A delegação portuguesa que veio a Cabo Verde participar das celebrações do dia do município de São Domingos, integra ainda um grupo de empresários em busca de perspectivas de investimentos de forma particular na vertente turística, conforme adiantou Nuno Coelho.

MJB/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.