Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) - A questão da Cidadania na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), é um dos assuntos da agenda do Presidente da República de Portugal, que efectua a sua primeira visita oficial ao arquipélago a partir de 08 de Abril.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, na Cidade da Praia, à saída da audiência com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, com quem passou em revista questões de política internacional e sobre os preparativos da visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a Cabo Verde.

Segundo explicou o governante, a questão da Cidadania na CPLP foi um assunto em que os dois chefes de Estado defenderam na última Cimeira da CPLP que decorreu em Outubro, no Brasil, e mostraram-se disponíveis e engajados a continuar a trabalhar para a concretização de um acordo que satisfaça não só os dois países, mas todos os membros.

Para além deste assunto, Luís Filipe Tavares adiantou que o Presidente da República de Portugal irá analisar e abordar ainda com o seu homologo cabo-verdiano a relação bilateral entre os dois países, nas áreas da educação, saúde, justiça, defesa e segurança.

O ministro disse esperar que essa visita sirva também para o aprofundamento das relações politico -diplomáticas, o reforço dos laços de cooperação e de amizade entre os dois povos, tendo considerado que Marcelo Rebelo de Sousa é um grande amigo de Cabo Verde.

Esta visita, a primeira deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde na qualidade de chefe de Estado, vem na sequência de um convite do seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

O Presidente da República de Portugal que vai estar no arquipélago de 08 a 12 de Abril, tem agendado encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e visitas a algumas câmaras municipais.

De acordo com o programa, o estadista português que estará sempre acompanhado do Presidente Jorge Carlos Fonseca, vai estar na ilha do Fogo onde irá visitar Chã das Caldeiras, e deslocar-se-á também à ilha de São Vicente onde os dois chefes de Estado vão participar de uma conversa aberta promovida pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

AV/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.