Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) - O TEDx Praia, evento a ser realizado este sábado na Cidade da Praia, pretende construir um Cabo Verde 2.0 e ligado à Aldeia Global, com os jovens presentes na construção do seu futuro.

A ideia foi avançada hoje por Pedro Lopes, um dos responsáveis do projecto, à saída de um encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, para a apresentação de linhas gerais desta iniciativa.

Segundo ele, o Presidente da República manifestou-se entusiasmado com a dinâmica da juventude em trazer um evento internacional desse género a Cabo Verde.

Entretanto, avançou que tudo está a postos para a realização do evento, destacando que se trata de uma iniciativa que não conta com apoio de nenhum grupo empresarial por trás, contando apenas com a ajuda da sociedade civil e de algumas empresas.

Sobre o evento em si, denominado “conexão”, disse que vai acontecer no Cine Praia, das 14 às 20 horas, deste sábado, 18, com a presença de oradores de Moçambique, Portugal, Cabo Verde, mas também com a presença da diáspora cabo-verdiana, com oradores de origem cabo-verdiana do Luxemburgo, da Bélgica e dos Estados Unidos da América.

O objetivo, segundo indicou, é espalhar boas ideias e demonstrar que em Cabo Verde também se pode criar boas ideias e ser inovador.

“Só quem não conhece a história de Cabo Verde é que não sabe que o nosso país chegou lá onde está graças à sua ousadia. Quando todos falavam das nossas adversidades fomos ousados e conquistamos o nosso presente”, notou Pedro Silva, apontado que o futuro de Cabo Verde tem que ser construído com inovação.

De acordo com Pedro Lopes, o TEDx Praia, cumprindo as regras internacionais, em que só pode estar 100 participantes na sala, vai fazer a transmissão, em directo para São Vicente e Praia, na Universidade de Cabo Verde, e para o mundo inteiro em live streaming na página www.tedexpraia.com.

“Por isso, ninguém vai ficar de fora deste espírito de partilha de ideias na construção de Cabo Verde 2.0, em que na distância de um click pode chegar a qualquer parte do mundo”, conclui.

TED (em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à difusão de ideias inspiradoras.

O TED, uma organização sem fins lucrativos cujas iniciais significam Technology, Entertainment, Design, é um evento anual criado há 26 anos no Estado norte-americano da Califórnia e que reúne os principais pensadores e fazedores do mundo para compartilhar ideias em qualquer área, desde as tais tecnologias, entretenimento e design, à ciência, humanidades, negócios e desenvolvimento.

No espírito das "ideias que merecem ser espalhadas", o TED criou o TEDx, eventos auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência TED, "na esperança de que o TEDx se torne um fórum local de ideias dentro da comunidade, que inspire as pessoas a mudar as suas vidas, os seus futuros e, finalmente, o seu mundo", lê-se num comunicado da orgabnização.

Pelos palcos desse evento, já passaram oradores como Bill Gates, Al Gore, Michelle Obama, Sir Richard Branson, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala e Gordon Brown.

No espaço lusófono, os TEDx já se realizaram em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e chega agora a vez de Cabo Verde.

OM/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.