Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) - Cabo Verde passa, a partir deste sábado, a integrar a rede lusófona da (Tecnologia, Entretenimento, Design), TEDx com a realização do TEDxPraia-ConeXão no Cine Praia e que trouxe ao arquipélago especialistas de várias partes do mundo.

O TED é referenciado como uma organização sem fins lucrativos dedicada à difusão de ideias inspiradoras, nascido há́ 26 anos na Califórnia (Estados Unidos da América) como um movimento que vem crescendo e apoiando ideias que mudam o mundo, através das mais diversas iniciativas que foram se multiplicando.

Com esta entrada no mundo do TEDx, Cabo Verde torna-se no mais novo membro deste Espaço Lusófono, seguindo as pegadas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A organização justifica esta adesão com o facto de o país ter tido recentemente vários projectos que nascem unicamente da sociedade civil e de uma juventude “que começa a dizer presente” e deseja assumir um papel determinante no arquipélago.

Sublinha também que se trata de uma juventude que quer Cabo Verde a correr ao ritmo do mundo e que vê na inovação e na tecnologia uma ponte virtual que conecta o país à Aldeia Global.

Deste modo, pretende-se aproveitar a posição estratégica global do arquipélago, no sentido de projectar uma ligação visual com o X de TEDx no Mapa-múndi com o argumento de que o tesouro cabo-verdiano está no triunfo de um modelo democrático estável, numa paz continua, numa taxa de literacia alta.

O TEDxPraia-ConeXão contou com intervenção de oradores como o encenador João Branco, Nick Pinheiro da Microsoft, Kamira Dias de “Mon na Roda”, Emily Macauley, apontada como um dos 50 maiores gestores de África, Paulo Solinho da “facestore”, Tânia Tomé (Ecokaya’s), Valério Lopes, Luís Frederico, que constituíram vários painéis com o fito de partilhar as suas ideias, no sentido “de mudar o mundo, cidade ou país”.

SR/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.