Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – A capital cabo-verdiana, Praia, acolhe de hoje a quarta-feira uma reunião de trabalho visando o reforço da capacidade dos países da CEDEAO no processo de normalização e de definição das normas ISO.

Segundos os organizadores, pretende-se ainda com a reunião de trabalho preparar os 15 países + a Mauritânia para a próxima reunião de normalização internacional da ISO, que terá lugar em Quénia, durante o mês de Abril próximo.

O evento é promovido pelo IGQPI - Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual, em parceria com a ISO-Organização Internacional de Normalização, o SIS-Instituto Sueco de Normalização (Suécia), a ARSO-Organização Regional Africana para a Normalização (Quénia) e a CEDEAO (Nigéria).

A referida reunião de trabalho, que terá uma duração de três dias, conta com a participação dos 15 países da CEDEAO + Mauritânia, para além de representantes da ISO, SIS, ARSO, AFNOR – Agência Francesa de Normalização (França), IPQ-Instituto Português da Qualidade (Portugal), de entre outras entidades e instituições.

Recorde-se que o IGQPI- Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual é uma unidade orgânica do Ministério da Economia e Emprego, que tem como missão principal, no domínio da qualidade, promover a Qualidade em Cabo Verde, assumindo-se como um agente privilegiado de mudança no país, ao nível da economia interna e da competitividade internacional, além de gerir e coordenar o SNQC- Sistema Nacional da Qualidade de Cabo Verde, de entre as quais destacam-se: a elaboração, definição e homologação de Normas da Qualidade.

Salienta-se ainda que para além de coordenar o SNQC e de outros sistemas, tem também como missão: a promoção e a coordenação de actividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da acção dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das actividades inerentes à sua função e laboratório nacional de metrologia, devendo prosseguir a sua intervenção em perfeita sintonia com os objectivos de construção de um Cabo Verde moderno e de melhor qualidade de vida dos cidadãos.

Segundo a mesma fonte, durante a reunião serão apresentados e discutidos temas “importantíssimos” e que irão elucidar, esclarecer e ajudar os países da CEDEAO, de uma forma geral, a estarem melhor preparados para uma maior, melhor e efectiva participação nos processos normativos da ISO.

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.