Espargos, 14 Mar (Inforpress) - O grupo carnavalesco Patchê Parloa, na ilha do Sal veio hoje a público contestar a classificação que atribuiu o título de grande vencedor do Carnaval 2017 ao “Gaviões”, considerando ter havido falta de transparência e violação do regulamento. 

Nuno Lopes, presidente do grupo que em conferência de imprensa manifestava o seu descontentamento, disse que a contestação foi apresentada à Câmara Municipal antes das 48 horas, limite previsto para as reclamações, “mas até a data essa instituição não manifestou qualquer vontade em esclarecer o assunto”.

Enunciando o atraso e a ausência das figuras de destaque - Rei e Rainha -, no início do desfile, como causas que alegadamente resultaram na penalidade do Patchê Parloa, Nuno Lopes reiterou que houve “clara violação” do regulamento já que o grupo não entrou atrasado na avenida, tão pouco recebido ou assinado qualquer notificação sobre “hipotética” penalização e nem bandeira vermelha que o desclassificava.

Indignado, vai mais longe referindo que Patchê Parloa foi penalizado pela comissão municipal do Carnaval e não pelos jurados, contrariando o regulamento que diz que “as decisões do júri são inapeláveis”.

“O grupo não percebe tal atitude. Ficou claro que houve violação do regulamento do Carnaval 2017, falta de respeito pelo corpo de jurados, pelos grupos e pela população salense, demonstrando falta de transparência, prejudicando, particularmente, o grupo Patchê Parloa”, criticou.

Segundo o líder carnavalesco, a pontuação final do júri coloca Patchê Parloa em primeiro lugar, Gaviões na segunda posição e Horte Morro no terceiro lugar, sendo que o prémio de melhor Rainha vai também para Patchê e o melhor Rei para Gaviões.

“Exigimos uma tomada de posição por parte da comissão municipal do Carnaval e que seja reposta a verdade dos factos”, disse Nuno Lopes para quem situações desta natureza são “vergonhosas” e lesam todo o trabalho, esforço e sacrifício dispensados para a realização desta manifestação cultural na ilha.

SC/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.