Cidade da Praia, 16 Mar (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Domingos (CMSD) vai edificar um centro interpretativo para preservar a história do município e de Cabo Verde e sinalizar os circuitos da memória em homenagem àqueles que por ali passaram.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, Clemente Garcia, que destacou a importância da dimensão histórica enquanto uma das potencialidades turísticas existentes no concelho.

O edil frisou que a história de Cabo Verde começou em São Domingos, concretamente em Alcatrazes, Baia de Nossa Senhora da Luz, que, conforme adiantou, acolheu a sede norte da capitania aquando da descoberta do arquipélago cabo-verdiano.

“Hoje, urge resgatar a sua memória, assim tencionamos edificar um centro interpretativo, tendo como propósito a preservação da sua memória. Ainda neste capitulo, está a decorrer o processo de sinalização de circuitos da memória em homenagem a Charles Darwin, Francis Drake, Jacques Cassard entre outros que passaram pelo concelho de São Domingos”, disse Clemente Garcia.

O autarca salienta que São Domingos é um concelho com enormes potencialidades turísticas, estando a equipa camarária interessada em transformar essas potencialidades em janelas de oportunidades.

“Estamos bem localizados, na encruzilhada de quatro municípios e na zona de confluência do via acesso ao interior de Santiago. Fazemos a fronteira com os municípios da Praia, de Santa Cruz, Ribeira Grande de Santiago e São Lourenço dos Órgãos e temos condições óptimas para o turismo de montanha (o ecoturismo) e o seguimento sol e praia", adiantou.

A cultura é apontado como cartão postal da município. A este propósito, o autarca lembrou que estão trabalhar, em parceria com freguesia portuguesa de Baguim, do Monte do município do Gondomar, na criação da primeira confraria de gastronomia em Santiago, que, na sua perspectiva, servirá de chamariz para os visitantes.

“Com efeito, para que o turismo triunfe em São Domingos, a melhoria das vias de acesso se afigura como fundamental, pois que a colocação de asfalto na estrada que liga variante de Santa Cruz – Praia Baixo torna-se premente”, notou.

São Domingos completou no dia 13 de Março 23 anos de existência como Município, tendo o edil Clemente Garcia apontado como maior desafio a atracção de investimentos privados que se afiguram como uma das formas de reduzir o problema do desemprego que tem afectado, sobretudo, a juventude.

MJB/JMV

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.