Mindelo, 16 Mar (Inforpress) – Os integrantes do ex-Grupo Teatral do Centro Cultural Português do Mindelo (GTCCPM) promovem, ao longo de três meses, nas escolas do ensino básico dos diferentes bairros do Mindelo, a apresentação do espectáculo teatral "Blimundo".

Segundo a coordenadora do projecto, Patrícia Silva, a iniciativa abrange ainda outros grupos de teatro da ilha de São Vicente e surgiu para promover a apresentação da peça “Blimundo", a partir do conto tradicional de Leão Lopes, que relata a história do “boi fantasma” da Ribeira da Torre, em Santo Antão.

A mesma fonte precisou que o espectáculo é direccionado ao público infantil, tendo como objectivo central dinamizar a cultura nacional e despertar o gosto pelo tradicional e a valorização da tradição oral.

De acordo com o projecto, durante muito tempo, a referida tradição foi fonte de ensinamento aos mais pequenos e um “tesouro único” que deve ser transmitido através de gerações, dando, assim, vida a um dos “símbolos mais emblemáticos” do arquipélago, o “Blimundo”.

É neste sentido, segundo Patrícia Silva, que o grupo promotor do referido projecto propôs a criação de uma rede de escolas do ensino básico onde o espectáculo teatral será apresentado, para fazer chegar a mensagem vinculada a essa “personagem mítica”, considerado um “ícone da cultura cabo-verdiana e símbolo da liberdade”.

“Entendemos que a promoção deste espectáculo irá contribuir para o despertar do interesse pela dinâmica cultural nacional, incentivando nas crianças o gosto pelo tradicional”, considerou a coordenadora.

O projecto é promovido em parceira com a Delegação do Ministério da Educação de São Vicente, escolas do ensino básico e centros sociais da ilha de São Vicente, e é destinado aos alunos do ensino primário e a toda a comunidade educativa.

Com o projecto "Blimundo", o grupo pretende promover, ainda, uma dramaturgia voltada para a cultura cabo-verdiana, trabalhar as componentes da cultura cabo-verdiana, enquanto material artístico e criativo, enfatizar os valores nacionais, bem como desenvolver um espírito crítico dos participantes.

A história de “Blimundo”, contada e ilustrada pelo escritor cabo-verdiano Leão Lopes, em livro, é considerada uma história de “paixão e revolta" carregada de símbolos que caracterizam toda a busca e preocupações humanas, enraizada num contexto de “fortes valores" específicos originários da escravatura e da desigualdade entre os homens.

EC/AA

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.