João Teves, 17 Mar (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos assina hoje um protocolo de parceria com o Comité Paraolímpico de Cabo Verde (CPCV) tendente à criação de uma associação paraolímpica na formação e na gestão desportiva.

Em declarações à Inforpress, o director do Gabinete da Juventude e Desporto na Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Ednilson Rodrigues, disse que na semana passada a edilidade teve um encontro com o presidente do Comité Paraolímpico de Cabo Verde, Rodrigo Bejarano, em que foi-lhe apresentado uma proposta de parceria no domínio do desporto adaptado no concelho.

Proposta aceite, segundo a mesma fonte, agora é a vez do Comité Paraolímpico deslocar-se ao concelho de São Lourenço dos Órgãos para concretizar a parceria, que, segundo Ednilson Rodrigues, traduz-se no apoio na formação dos monitores e na criação de um gabinete para deficientes, entre outros.

O responsável avançou que a câmara já elencou pessoas para integrar a associação para praticantes do desporto adaptado no concelho, e que o Comité Paraolímpico vai ajudar autarquia na implementação da associação e ainda vamos implementar na câmara municipal um gabinete.

No ano passado, conforme informou, atletas paraolímpicos de São Lourenço dos Órgãos participaram pela primeira vez no campeonato nacional, na Cidade da Praia, “sem nenhuma orientação”, mas saíram vitoriosos nas provas de atletismo e no lançamento de peso.

Segundo o responsável, através de uma associação, vai haver uma “melhor organização” dos atletas paraolímpicos que doravante poderão participar em campeonatos nacionais em “melhores condições”.

Esta sexta-feira, para além de assinatura do protocolo entre as duas entidades, serão ainda analisados alguns espaços desportivos existentes no concelho e a possibilidade de os adaptar para servir os atletas paraolímpicos.

Informou ainda que a câmara municipal quer ir “mais longe”, com aposta na natação paraolímpica, e que apesar de o concelho não ter mar vão aproveitar os tanques existentes para a realização de competições.

AM/AA
Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.