Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) passa a ser presidida por Ahmad Ahmed, de Madagáscar, que esta quinta-feira destronou o camaronês Hayatou nas eleições realizadas em Adis-Abeba com 34 votos favoráveis contra 20.

Conforme descrevem analistas do futebol africano, o jovem presidente da Federação Malgaxe de Futebol, Ahmad Ahmed, reescreveu quinta-feira o livro da história da Confederação Africana der Futebol (CAF) destronando o antigo patrão da instituição, o Camaronês Issa Hayatou, que concorria ao oitavo mandato, após 29 anos a liderar esta instituição.

Trata-se de uma vitória que surpreendeu o mundo de futebol africano, já que, praticamente “ninguém contava com a vitória de Ahmad Ahmed sobre Issa Hayatou, que ficou quase três décadas à frente da CAF”, referem.

Durante a sua campanha, Ahmad preconizou a mudança do futebol africano, consciente de que não tinha nenhum peso face ao gigante Hayatou que postulava para o oitavo mandato.

Mais de uma trintena de delegados, amantes das reformas e de uma mudança das tendências ditatoriais de Hayatou, votaram a favor da retirada deste último, um cenário improvável no passado.

De acordo com analistas da área, esta vitória permitirá a Ahmad dar ao futebol africano uma nova orientação pela primeira vez desde o fim dos anos 1980, porquanto, o novo presidente da CAF tem agora a possibilidade de trazer mudanças, com base nas quais ele fez a sua campanha de alavancar o futebol africano, incluindo ganhar mais sorteios para a África num mundial alargado da FIFA.

Com esta derrota, Issa Hayatou retira-se efectivamente enquanto presidente da CAF, bem como enquanto vice-presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e membro do seu Conselho.

SR/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.