Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) - O número de estabelecimentos hoteleiros em Cabo Verde aumentou 3,1 por cento (%) em 2016, face ao ano anterior, verificando-se maior acréscimo nas ilhas da Boa Vista e Brava.

Os dados são do inventário anual dos estabelecimentos hoteleiros divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que apontam igualmente que em 2016 existiam em Cabo Verde um total de 233 estabelecimento hoteleiros.

Essas infra-estruturas hoteleiras ofereceram uma capacidade de alojamento de 11.435 quartos, 18.382 camas e 24.376 lugares, traduzindo-se em acréscimos de 7,6%, 1,8% e 6,2% respetivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A nível de ilhas, Santiago lidera com 50 estabelecimentos de alojamento turístico, o que corresponde a 21,5% do total existente. Seguem-se as ilhas de Santo Antão, S. Vicente e Sal com 42, 41 e 29 estabelecimentos, respetivamente, representando 18,0%, 17,6% e 12,4%.

Segundo os dados do INE, a Boa Vista e a Brava são as ilhas onde ocorreram maior aumento, com a criação de mais dois empreendimentos cada, seguidos de São Vicente, Sal e Santiago, todos com acréscimo de um estabelecimento cada. Nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Maio e Fogo não se registaram variações.

Conforme os resultados do inventário anual, verificou-se maior aumento nas residenciais, com mais seis estabelecimentos, face ao ano 2015, seguidas dos hotéis (+5), pousadas (+2) e aldeamentos turísticos (+1).

Aponta ainda que os decréscimos ocorreram nas Pensões (-5) e nos hotéis apartamentos com menos dois estabelecimentos.

Considerando a tipologia dos estabelecimentos hoteleiros, as residenciais continuam a ser os estabelecimentos com maior peso, representando cerca de 33,0% do total, ficando as pensões e os hotéis em segundo e terceiro lugares com 27,5% e 25,3%, respetivamente.

Em finais de 2016, os estabelecimentos hoteleiros inventariados empregavam cerca de 7.742pessoas, o que corresponde a um acréscimo de 20,5% em relação ao ano 2015.

OM/ZS

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.