Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) - O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) realçou hoje, a importância da realização do seminário regional sobre compilação de estatísticas de preços em Cabo Verde, visando a partilha e troca de experiências entre os países da África Ocidental.

Em declarações à Inforpress, o director do Departamento de Estatísticas Económicas e Empresariais, José Manuel Mendes, sublinhou que o seminário é muito importante para o país, porque vai ajudar o INE no desenvolvimento de capacidades para a melhoria da compilação de estatísticas de preços, com ênfase na fixação de preços representativos para os Índice de Preço no Consumidor (IPC) e no produtor.

O IPC é um índice que quantifica o custo de um determinado cabaz fixo de bens de consumo em diferentes momentos.

Este cabaz é constituído por diversos tipos de bens, sendo atribuído aos respectivos preços uma determinada ponderação de acordo com os hábitos de consumo da população.

A utilidade do IPC reside no facto de ser através dele que é calculada a taxa de inflação: algebricamente, a taxa de inflação é calculada como a taxa de variação do IPC entre dois períodos.

O evento permite também a partilha e troca de experiências entre os países/participantes sobre as questões de compilação de estatísticas de preços, ajudando também na aplicação dos conceitos e métodos discutidos, explicou José Manuel Mendes.

Durante o seminário, os participantes de seis países da África Ocidental (Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Libéria, Nigéria e Serra Leoa), vão analisar também as necessidades de assistência técnica, os objectivos e os resultados do projecto que apoia países na divulgação e melhoria de dados (EDDI2).

Segundo José Manuel Mendes, o encontro está sendo interativo, permitindo a partilha e troca de experiências entre os países/participantes.

O seminário, dirigido pelo Centro de Assistência Técnica Regional AFRITAC Oeste do FMI e do Projecto Iniciativa de Divulgação de Dados Melhorada 2 (EDDI2) é financiado pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID).

JL/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.