Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) - O projecto resort integrado ilhéu Santa Maria, avaliado em 250 milhões de dólares, poderá atrair mais investimentos chineses e estrangeiros, mas caberá ao Governo criar e melhorar as condições de negócios, afirmou o embaixador da China.

“Uma das metas e dos objectivos de Cabo Verde é atrair mais investimentos estrangeiros no arquipélago, e para isso será necessário o Governo criar uma boa atmosfera de negócios que implica, criar e melhorar as leis, apostar na segurança da sociedade, melhor a qualidade de mão-de-obra, mas também promover outras medidas que tornam o país mais atractivo para investidores”, afiançou Du Xiaocong

Em declarações à Inforpress, o diplomata disse que para além de trazer mais investimentos para o arquipélago, a estância turística no Ilhéu de Santa Maria vai permitir a criação de empregos, movimentar o mercado de construção civil, a economia, mas também fazer com que Cabo Verde se transforme numa plataforma internacional na região.

Sendo o maior investimento privado em Cabo Verde, acredita que vai aumentar a capacidade de organizar e receber conferências e eventos internacionais, aumentar o número de turistas, melhorar a imagem da capital do país mas sobretudo atrair investimentos estrangeiros.

“Neste momento as obras da primeira fase do projecto já estão concluídas e de acordo com as informações que recebe brevemente arrancam a segunda fase” assegurou o embaixador, que se mostrou “muito feliz e satisfeito” por saber que investidores privados chineses têm apostado em Cabo Verde, o que, no seu entender, demonstra que a cooperação e a economia comercial entre os dois países têm abrangido novas áreas e sectores.

A estância turística no Ilhéu de Santa Maria, avaliado em 250 milhões de dólares, vai cobrir uma área de aproximadamente 153 mil metros quadrados.

O projecto contempla edificações, infra-estruturas e equipamentos de acesso, circulação, alojamento e funcionalidade do resort destinado ao turismo de luxo e casino, sendo que abrange todo o ilhéu de Santa Maria, parte da praia da Gamboa em frente ao ilhéu e o espaço marítimo entre o ilhéu e a costa.

A expectativa é que venha a gerar 2100 postos de trabalho directos e receber diariamente 12 mil pessoas nos sectores do comércio, lazer, desporto e cultura.

AV/AA

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.