Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) - A divulgação da lista com nomes dos credores do Novo Banco (NB) num dos jornais da praça viola o direito do consumidor, disse hoje o presidente da Associação para a Defesa do Consumidor (Adeco), António Pedro Silva.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Adeco lamentou o facto da lista ter sido fornecida, uma decisão considerada, por muitos especialistas como “quebra do sigilo bancário” eapelou às instituiçõesa respeitarem os direitos do consumidor.

“As pessoas têm direito à privacidade. Os dados comerciais das pessoas não podem ser divulgados de qualquer forma. Qualquer dado pessoal tem que ser tratado com muito cuidado e não pode ser compartilhado abusivamente”, sublinhou o responsável.

A instituição tem que ter responsabilidade na divulgação de informação e respeitar o direito das pessoas. Se a informação foi divulgada é porque a instituição não é de confiança”, afirmou António Pedro Silva.

Considera-se consumidor todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de benefícios.

AAdecoé uma associação particular de intervenção cívica e de solidariedade social na defesa dos consumidores, que promove a cidadania, o desenvolvimento sustentado e a preservação do ambiente.

É uma instituição sem fins lucrativos, não prossegue fins políticos ou religiosos e cobre todas as áreas de consumo.

Neste momento a associação tem a sede no Mindelo, em São Vicente, e delegações na Cidade da Praia (capital do país), Porto Novo, Sal, Maio e antena em Santa Cruz (ilha de Santiago) e conta com mais de 1500 sócios, no país e na diáspora.

JL/CP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.