Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – O Governo vai lançar o Prémio Nacional de Qualidade para promover as boas práticas em matéria de qualidade junto das empresas e dos produtores cabo-verdianos, devendo o vencedor ser candidato ao Prémio Regional da Qualidade da CEDEAO.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), Abraão Lopes, à margem de uma reunião de trabalho a decorrer na Cidade da Praia, visando o reforço da capacidade dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no processo de normalização e de definição das normas ISO.

“O IGQPI já está a trabalhar na concretização do Prémio Nacional do Qualidade cujo diploma da sua criação já está publicado no Boletim Oficial e nós estamos a trabalhar já na primeira edição”, disse adiantando que o lançamento do mesmo deverá acontecer “proximamente”.

Abraão Lopes avançou que o Prémio Nacional de Qualidade é um instrumento de promoção, incentivo e sensibilização para que os produtores e as empresas cabo-verdianas sintam sensibilizados para a promoção da qualidade dos seus produtos e dos serviços.

“Todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas, todos os produtos, todos os serviços podem concorrer. É um prémio que vai dar acesso ao Prémio Regional da Qualidade da CEDEAO”, assinalou.

O presidente da IGQPI explicou que vencendo o Prémio Regional de Qualidade, a ser lançado pelo Programa do Sistema de Qualidade para África Ocidental (PSQAO), as empresas cabo-verdianas estarão a conquistar um mercado de mais de 300 milhões de consumidores.

“Portanto, este prémio poderá trazer muitas vantagens para as empresas cabo-verdianas”, sublinhou.

MJB/CP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.