Ribeira Brava, 21 Mar (Inforpress) – Nelson Brito, deputado reeleito do Movimento Para Democracia (MPD) em São Nicolau, disse hoje que a vitória do MpD nas eleições deste domingo significa que Cabo Verde quis a mudança e promete trabalhar para cumprir as promessas de campanha.

O MPD foi o partido mais votado em São Nicolau onde arrecadou 3690 votos, contra 2186 votos do PAICV e 283 da UCID, embora os dois deputados em disputa neste círculo eleitoral tenham sido repartidos entre os dois partidos mais votados.

Nelson Brito disse que o sentimento é de dever cumprido, porque viu que os são-nicolauenses  entenderam que de facto era preciso mudar e deram o seu voto de confiança ao MpD.

``Ganhamos no município da Ribeira Brava, e do Tarrafal de forma clara´´, frisou.

O deputado do MPD agradeceu o voto de confiança dos são-nicolauenses e garante que é chegada a hora de começar a trabalhar para a mudança. `` Vamos cumprir as promessas que fizemos ao povo durante a campanha eleitoral, e a minha prioridade não é o partido mas sim os são-nicolauenses´´.

Américo Nascimento, cabeça de lista e deputado eleito pelo PAICV, reconhece a derrota e afirma que o objetivo era vencer as eleições.`` Vamos continuar com o compromisso de trabalhar para desenvolver cada vez mais a ilha de São Nicolau´´ frisou.

Por seu turno, o cabeça de lista da UCID, José Ramos, diz que a meta era eleger um deputado e agradece o apoio dos são-nicolauenses que deram um voto de confiança no seu partido`` Vamos trabalhar muito mais para consolidarmos o nosso partido em São Nicolau para os próximos embates eleitorais´´ conclui.

O comandante da Polícia Nacional em Ribeira Brava, Estevão Tavares, disse à Inforpress que as eleições ocorreram de forma tranquila e que não se registou nenhum sobressalto.

À semelhança das eleições legislativas de 2011, os dois mandatos em disputa no círculo eleitoral de São Nicolau são divididos entre o PAICV e MPD.

Segundo os dados provisórios da Comissão Nacional de Eleições (CNE), em São Nicolau o MPD venceu o PAICV por 1504 votos, a abstenção atingiu 2835 (30,7%). O total de votantes foi de  6.388, o que corresponde a (69,3%).

A nível nacional, estão apuradas 1.187 mesas (95,6 %), os dados disponíveis indicam que o MpD venceu as eleições com maioria absoluta (53,6 %) e já elegeu 37 deputados, o PAICV é a segunda força política mais votada com 37,5 % dos votos validamente expressos (26 deputados já eleitos), a UCID vem em terceiro lugar e já elegeu três deputados (6,8 % dos votos).

Faltam eleger os seis deputados dos círculos da diáspora, nomeadamente, África (2), Américas (2) e Europa e Resto do Mundo (2).

ZES/FP

Inforpress/Fim

HELIX_TAGS: