Cidade da Praia, 17 Fev (Inforpress) – Fidel Cardoso de Pina é o novo líder da JPAI eleito esta quinta-feira, 16, e promete “relançar” a juventude da organização juvenil afecta ao Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição).

O novo presidente da Juventude do PAICV (JPAI) foi eleito numa lista única que, segundo ele, foi “bastante equilibrada ao nível da região”, e com uma representatividade de “quase cem por cento ao nível nacional”.

“Isto fez, de certa forma, que houvesse uma grande adesão a esta lista”, precisou o novo timoneiro da JPAI, acrescentando que durante o conclave e o processo eleitoral a juventude do PAICV mostrou “alguma força”.

 Segundo ele, o engajamento dos jovens fez com que obtivesse uma vitória “bastante confortável”.

A JPAI vai participar com 34 delegados no XV Congresso do PAICV que se inicia esta sexta-feira, na Cidade da Praia, e conta com 413 delegados, do país e da diáspora.

É a primeira vez que Fidel Cardoso de Pina participa na assembleia magna dos “tambarina”, pelo que,conforme deixou transparecer, está, até certo modo, “curioso”.

“A expectativa é que, a partir deste Congresso, haja um PAICV cada vez mais forte e, nós, a juventude, esperamos ser uma perna do partido para que operem mudanças no país a curto ou a médio prazo”, indicou. 

Instado sobre alguma divisão que é notória ao nível do maior partido da oposição, respondeu: ”Na verdade, não vejo nenhuma divisão no seio do partido. Vejo sim, opiniões diferentes. O PAICV, como partido democrático, é normal que haja posições diferentes. A JPAI é uma organização autónoma e trabalharemos de forma responsável e com compromissos. E, obviamente, dentro da normalidade, respeitaremos as orientações do partido. Trabalharemos com todos aqueles que, legitimamente, forem eleitos”.

Fidel Cardoso de Pina garante, ainda, que a sua organização juvenil “acatará” sugestões de qualquer militante, "desde que seja para o bem da JPAI”.

O VIII Congresso da JPAI reuniu 125 delegados de todas a regiões políticas, que, além de eleger os novos órgãos directivos, discutiram e aprovaram as estratégias globais da organização juvenil.

Licenciado em Direito e Ciências Jurídicas, Fidel Cardoso de Pina aponta como sua meta principal relançar a juventude do PAICV com uma nova agenda e formular novas políticas públicas para atender as reivindicações dos jovens cabo-verdianos, tendo o desemprego no centro das atenções.

LC/CP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.