São Filipe, 14 Mar (Inforpress) - O Governo está empenhado em resolver o problema de água para horticultura que ainda persiste nas zonas situadas entre Patim e Fonte Aleixo Sul, disse o deputado do MpD Filipe Santos, de visita ao círculo eleitoral do Fogo.

O parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) estabeleceu contacto com horticultores de São Filipe e Santa Catarina, e dos encontros tidos, conforme explicou, constatou que os horticultores com parcelas irrigadas em Monte Genebra dispõem de mais água do que nos anos anteriores, o que não acontece com os que estão na linha entre Patim e Fonte Aleixo Sul.

Filipe Santos indica que estes horticultores enfrentam ainda o problema de água porque a rede de água para agricultura foi construída com muitas dificuldades, sublinhando que o Governo está empenhado em resolver esta situação.

Durante a visita, o deputado teve encontro com o delegado da Electra na ilha para se inteirar do projecto de electrificação da ilha do Fogo e, segundo informações recebidas, nos meados de Abril, serão inauguradas as redes eléctricas das localidades da ilha até então descobertas, através do projecto JICA, orçado em 4,3 milhões de euros e que também contempla a reabilitação e construção de novas redes de transporte e distribuição de energia, incluindo a de São Filipe/Patim.

Filipe Santos diz ter recebido do delegado da Electra a garantia que no quadro do projecto JICA serão substituídos os cabos aéreos de transporte de energia elétrica por cabos subterrâneos, e a melhoria da iluminação da parte histórica da Cidade de São Filipe, por ocasião das festas de São Filipe.

Com o Comando Regional da Polícia Nacional, foram abordados aspectos relacionados com a actividade policial, tendo sido informado da presença da polícia nas ruas, apesar do défice de agentes e só para a esquadra de São Filipe são necessários mais 15 efectivos da polícia para dar resposta às demandas.

Com os autarcas de São Filipe e Santa Catarina do Fogo, o deputado analisou a questão do reforço do municipalismo, o impacto da transferência dos centros de juventude e de desenvolvimento social para as câmaras, aspectos relacionados com a transferência dos fundos do ambiente, rodoviário e de turismo, além de partilhar algumas preocupações com relação às pessoas de Chã das Caldeiras.

Depois de vários contactos, Filipe Santos considera que o Governo está preocupado com a ilha do Fogo para alavancar a sua economia.

JR/ZS

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.