Mindelo, 15 Mar (Inforpress) – O presidente regional da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) acusou hoje, no Mindelo, o presidente da câmara, Augusto Neves, de “descaso e abandono”, de “forma intencional”, do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) da ilha.

João Santos Luís, em conferência de imprensa, explicou que desde 2016 o CMJ encontra-se “inoperacional” por culpa do presidente da câmara e da vereadora do pelouro da Juventude, aliás, a UCID considera que se trata de uma incompatibilidade o facto de o presidente da câmara assumir a presidência do CMJ, facto que, ajuntou, não ocorre em “mais nenhuma câmara do país”.

Face a esta situação de “descaso e abandono”, o líder local da UCID acusou ainda Augusto Neves de “usar a juventude mindelense” somente para “ganhar eleições” para depois “desprezar” aqueles que o ajudaram a ser eleito.

Exige, por isso, que Augusto Neves deixe de presidir o CMJ para os trabalhos do conselho se desenvolvam com “rigor e transparência” que se espera.

A mesma fonte questionou a política da juventude da autarquia, que se resume a construção de infra-estruturas desportivas, o porquê da não utilização dos voluntários do CMJ na organização e dinamização de actividades culturais organizadas pela edilidade, para aproveitar a “boa mão-de-obra” desses jovens, que “estão disponíveis”.

Finalmente, a UCID quer saber o paradeiro de quatro computadores portáteis ofertados em 2014 à câmara pela congénere de Angra do Heroísmo (Açores, Portugal), como se encontra a gestão do Centro da Juventude de São Vicente, que passou para a gestão da autarquia, igualmente inoperacional neste momento, como referiu, e o destino dado a um donativo de duas toneladas de arroz da Ficase destinado a instituições de cariz social.

“A UCID exige transparência no processo de distribuição e entende que os donativos entregues à câmara devem ser geridos com responsabilidade e seriedade, servindo os propósitos a que se destinam”, conclui João Santos Luís.

AA/ZS

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.