João Teves, 15 Mar (Inforpress)- O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva afirmou que o Centro de Pós Colheita de Serrado, em São Lourenço dos Órgãos, hoje inaugurado, vai ao encontro daquilo que o país precisa para modernizar e rentabilizar a agricultura.

O chefe do Executivo fez essas considerações quando inaugurava esta quarta-feira, no quadro da sua visita ao concelho de São Lourenço dos Órgãos, o Centro de Pós Colheita de Serrado, o primeiro na ilha de Santiago e o quarto no país, uma infraestrutura financiada pelo Governo chinês no valor de 260 mil contos.

O centro em apreço vai ter as valências de normalização, limpeza e lavagem, selecção, calibragem e classificação, embalagem, conservação frigorifica e assistência técnica.

"Este centro é um instrumento muito importante para alavancar a economia de São Lourenço dos Órgãos, vai ao encontro daquilo que precisamos para modernizarmos e rentabilizarmos a agricultura, a normalização do produto, quer dizer, prepara-los para o mercado, com certificação e com boa qualidade e embalagem ", notou o primeiro-ministro.

Em representação do ministro da Agricultura e Ambiente, nesta cerimónia, esteve a ministra das Infraestruturas, Eunice Silva, para quem a implantação deste centro enquadra-se na estratégia do Governo que visa dotar as ilhas e os municípios de meios logísticos para apoiar os agricultores e os produtores nas suas actividades agrícolas.

Por outro lado, a ministra realçou a utilidade que este centro vai ter na promoção do desenvolvimento do país, no que toca à questão do turismo, pois, segundo disse, muitos dos produtores aguardam com grande expectativa para que possam colocar os seus produtos nos hotéis.

Por sua vez, au intervir também nesta cerimónia, o autarca Carlos Vasconcelos disse que esta infraestrutura que ostenta várias funções, vai contribuir para uma maior dinamização do sector agro-alimentar na região e no país.

"Vai dinamizar o sector agro-alimentar nacional, tanto a nível de produção como a nível da comercialização, incentivando a emergência de um sector empresarial moderno e mais competitivo, bem como obter o maior controlo de qualidade dos produtos locais", afirmou.

A testemunhar o acto da inauguração do centro, esteve também o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, que ressaltou a importância da cooperação e amizade existente entre Cabo Verde e a República Popular da China.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva iniciou esta quarta-feira uma visita de trabalho aos municípios de São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo, onde irá tomar o pulso da situação actual, averiguar das realizações em curso e auscultar as populações.

AM/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.