João Teves, 16 Mar (Inforpress) - O Governo vai realizar, brevemente, uma auditoria à Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, antes de aplicar o programa de saneamento financeiro, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

De visita ao concelho de São Lourenço dos Órgãos, o chefe do Governo aproveitou para responder ao apelo do presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, no mês de Outubro de 2016, quando este deu a conhecer a real situação financeira desse município.

Na ocasião, o autarca afirmara que tinha herdado uma dívida de 318 mil contos da gestão cessante que deixou apenas 824 escudos líquidos na conta bancária.

Diante deste cenário, o chefe do Governo reconheceu que a situação financeira da câmara municipal é "bastante crítica", por isso anunciou a realização desta auditoria, conforme disse, para que se possam ter uma confirmação e para que a auditoria indique pistas para a aplicação do programa de saneamento financeiro.

Segundo explicou Ulisses Correia e Silva, "Saneamento financeiro é uma intervenção muito excepcional prevista na lei, mas só se usa em situações que de facto se justifiquem".

E, neste município, conforme disse, se justifica fazer esse saneamento financeiro para permitir que a câmara municipal através de um programa tenha condições de exercer as suas funções municipais.

“Neste momento estão com sérios problemas financeiros herdados que não lhes permite criar condições para que o município possa desempenhar a sua função municipal, por isso, nós iremos trabalhar no sentido de se ultrapassar esta situação, porque é muito difícil gerir nessas condições", disse.

Quem está satisfeito com esta medida anunciada pelo Governo, é o autarca Carlos Vasconcelos, pois, segundo disse, realmente estavam a precisar desse saneamento financeiro para que possam trabalhar de uma forma "mais desafogada", a fim de poderem concretizar os seus projectos e trazer mais desenvolvimento ao concelho.

Conforme explicou, neste quadro o Ministério das Finanças vai avaliar todos os projectos executados e em carteira, de forma a se inteirarem da verdadeira situação financeira do município antes de aplicarem novas soluções.

AM/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.