Achada Igreja, 16 Mar (Inforpress)- O presidente da Câmara municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, disse hoje à Inforpress que “aos poucos” a edilidade tem conseguido liquidar as dívidas deixadas pela equipa camarária cessante, graças a uma gestão de racionalização dos recursos.

Cinco meses depois da tomada de posse desta nova equipa camarária, a edilidade disse que até agora conseguiram pagar três mil contos de dívidas, deixadas pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde, devido ao incumprimento de vários contratos, e que agora estão a ser cobradas pelas empresas.

O débito apurado inicialmente era de 230 mil contos, mas Ângelo Vaz estima que essa dívida seja superior a este montante, porque pontualmente, revelou, os credores chegam à câmara municipal para cobrar.

“Herdamos uma situação complicada, com o município quase que estrangulado financeiramente e que deixa o município numa situação de alguma dificuldade, mas essas dificuldades não vão nos impedir de realizar a nossa missão, que é governar", disse.

Porém, disse que é necessário que os munícipes saibam a real situação financeira da câmara municipal, fruto de vários anos de uma governação, que considera, "irresponsável" por parte do PAICV.

Fez saber ainda que o município tem alguns processos judiciais nas costas e que recentemente o tribunal condenou-os a pagar uma dívida à empresa Monte Adriano, no valor de 59 mil contos.

"Outros processos virão e certeza absoluta que são processos que a câmara municipal vai perder, e isto mostra como o nosso município foi gerido durante esses anos", frisou.

Graças a uma gestão "muito criteriosa" que a edilidade tem levado a cabo, optimizando o recurso é que tem conseguido liquidar parte dessas dívidas, informou.

Em cinco meses de mandato, o autarca revelou que foram gastos em combustível aquilo que o PAICV gastava em dois meses.

"Isto mostra a nossa ambição e engajamento para com os problemas do município. Temos feito uma gestão do ponto de vista da racionalização", sublinhou.

AM/ZS

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.