Cidade da Praia, 19 Mar (Inforpress) - O Presidente da República considerou hoje que o pai é uma figura de suma importância na estruturação da personalidade, do carácter e do percurso de qual quer pessoa quer pela presença, quer pela ausência.

Durante a sua intervenção na cerimónia de abertura da 2ª Assembleia Geral, da rede de homens pelo fim da violência baseada no género – Laço Branco de Cabo Verde (LBCV), que acontece, hoje, 19 de Março, Dia do Pai, Jorge Carlos Fonseca não quis deixar a data passar despercebida apelando a todos que “assumam as responsabilidades plenamente”, pois, acima de tudo, ser pai é um “enorme privilégio”.

Para o chefe de Estado, trata-se de um “elemento centra” para a estabilidade da família e, por extensão da sociedade e para o desenvolvimento equilibrado dos filhos, e que a sua importância é “inestimável”, não apenas pelo facto de ser uma “pedra fundamental”, enquanto um dos provedores da família, mas também porque a figura paterna é um dos esteios da conformação da personalidade dos filhos.

“Mas, sabemos que nem sempre a assunção cabal desse papel é tarefa fácil, sobretudo no nosso meio onde muitas vezes implica sacrifícios imensos, nomeadamente a necessidade de deixar os filhos, a mulher, o país para na terra longe angariar o necessário para o sustento da família”, reconheceu.

Mesmo assim saudou de forma “muito calorosa” os homens que no país ou no exterior contribuem de forma muitas vezes abnegada, “em cima da água do mar, nos campos, nas roças, na faina da pesca, nas empresas em Cabo Verde e lá fora e nas mais diversas áreas”, para proporcionar uma “vida digna” aos seus filhos e um “futuro risonho” às respectivas famílias.

No que se refere à presença paterna na vida dos filhos, considerou que a situação a nível nacional é “preocupante”, uma vez que se tem verificado uma “elevada proporção”, já que 50% de crianças e adolescentes vivem sem a figura paterna, sob os cuidados apenas da mãe de familiares ou de outros, em muitos casos sem sequer o reconhecimento legal (registo paterno).

Mas convém referir, ajuntou o Presidente da República, que há “indícios animadores” de um papel “cada vez mais activo” dos homens na vida dos filhos, nomeadamente na assunção da paternidade, na participação no período de gestação, nos cuidados e nas responsabilidades paternais, o que está relacionado com uma mudança na concepção do que é ser homem e do seu papel de modo geral.

Jorge Carlos Fonseca reconheceu que a Associação Laço Branco tem desenvolvido um trabalho “muito importante e meritório” na promoção de princípios e conceitos que permitam ao homem, cada vez mais, ocupar uma posição consentânea com os valores da igualdade, da solidariedade, da assunção plena da cidadania, mas sublinhou que quando a esses valores se adiciona a prática democrática, consubstanciada na realização de eleições, essa importância atinge proporções quase inestimáveis.  

“Gostaria de dar os parabéns pelo apreciável trabalho que tem desenvolvido, pela importante parceria que desenvolveram com a Presidência da República no quadro da Campanha HeforShe e por ter de forma muito apropriada, escolhido o dia de hoje para realizar a sua assembleia electiva”, concluiu.

AV/AA

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.