Cidade da Praia, 02 Out. (Inforpress) - O director nacional da campanha de Jorge Carlos Fonseca, António Maurício Santos, felicitou o povo de Cabo Verde pela "grande vitória de Jorge Carlos Fonseca" que conduziu à sua reeleição à Presidência da República para o mandato 2016/2021.

Na primeira reacção sobre a reeleição de Jorge Carlos Fonseca, o director nacional desta campanha estendeu estas felicitação à comunicação social e aos organismos que, a seu ver, contribuíram para informar o eleitorado e contribuir para esta vitória.

"Ganhamos estas eleições em todas as linhas com uma votação superior a 68 por cento, considerando estar próxima de atingir a votação histórica alcançada na segunda voltas das eleições de 2011", enaltece Maurício, que destaca a "forma ordeira e entusiasta" como foram realizadas estas eleições.

Enalteceu, igualmente, o facto de, pela primeira vez, esta candidatura ter ganho "claramente a votação no Fogo, a única comunidade onde Jorge Carlos Fonseca tinha perdido em 2011".

Analisando "de forma colectiva estas eleições", Maurício dos Santos reconheceu que a abstenção foi elevada, tendo responsabilizado o facto do maior partido da oposição, o PAICV, não ter apresentado nenhum candidato ter contribuído pela elevada taxa de abstenção, sublinhando que José Maria Neves (antigo primeiro-ministro do PAICV), ao não se candidatar, viciou o resultado.

"O povo de Cabo Verde deu uma vitória histórica. Jorge Carlos Fonseca foi reeleito com uma legitimidade ilimitada", considera António Maurício dos Santos.

Disse que a candidatura de Jorge Carlos Fonseca esperava uma vitória superior a 70 por cento, ressalvando, entretanto que se trata de uma estratégica correcta para ganhar as eleições.

Dados provisórios da Comissão Nacional de Eleições dá neste preciso momento a vitória a Jorge Carlos Fonseca, logo na primeira volta, com um total de 74% de votos, equivalente a 90.446 eleitores.

Albertino Graça ficou no segundo lugar ao alcançar a cifra de 22,6 por cento, correspondente a 27.601 votos, ao passo que Joaquim Jaime Monteiro conta com 3,4 % equivalente a 4194 votos.

SR/ZS

Inforpress/Fim