Porto Inglês, 19 Fev (Inforpress) - Um indivíduo de 89 anos de nacionalidade alemã perdeu a vida,  hoje, quando praticava natação na praia de beach rotxa, na ilha do Maio.

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) –  O Campus da Universidade da Cabo Verde (Uni-CV), na Cidade da Praia, vai acolher, de 08 a 11 de Maio a terceira edição do Encontro Internacional de Matemática e Aplicações de Cabo Verde (CVIM´17).

Pedra Badejo, 18 Fev (Inforpress) - A Câmara Municipal de Santa Cruz pretende criar um mausoléu para receber as grandes figuras da música deste concelho já falecidos, anunciou hoje o edil Carlos Silva.

Assomada, 19 Fev  (Inforpress) - Os condutores de transporte público de passageiros da Ilha de Santiago comemoraram hoje, em Assomada, o dia dos hiacistas com olhos postos em melhor organização do sector, mais fiscalização e atribuição de paragem na Cidade da Praia.

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – O presidente do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP), apelou hoje as instituições e autarquias cabo-verdianas a investirem na formação dos seus quadros, tendo em conta que são os mesmos que saem a ganhar com esta capacitação.

Pedra Badejo, 18 Fev (Inforpress) - Morreu na madrugada de hoje, em Santa Cruz (ilha de Santiago) aos 98 anos um dos exímios tocadores de gaita, Antão Martins Barreto, depois de cinco dias internado no centro de Saúde local, devido a doença prolongada.

Porto Novo, 19 Fev (Inforpress) - A Câmara Municipal do Porto Novo atribui “grande importância” à criação da nova paróquia neste concelho, com sede na Ribeira das Patas, que constitui "uma iniciativa extraordinária" da comunidade católica.

Porto Novo, 18 Fev (Inforpress) – A comunidade católica em Ribeira das Patas, no Porto Novo, Santo Antão, aprovou hoje a proposta de criação da paróquia com sede nessa povoação, com a designação de São João Paulo II, que poderá ser proclamada já em Maio.

A proclamação da paróquia, pelo Bispo da Diocese do Mindelo, deverá acontecer em finais de Maio, por ocasião da visita pastoral de D.Ildo Fortes a Porto Novo, segundo o pároco deste concelho, o padre José Pires, que se regozijou-se com a decisão dos cristãos em Ribeira das Patas.

“Foi uma decisão consensual, que me deixa alegre, porque as pessoas entenderam a necessidade, sobretudo, de uma sede paroquial em Ribeira das Patas para acompanhar de perto o dia-a-dia dos fiéis e as suas necessidades”, adiantou José Pires, considerando a aprovação da proposta “o primeiro passo” com vista à criação da paróquia São João Paulo II.

O pároco explicou que a proposta vai ser agora enviada ao Bispo da Diocese do Mindelo que a proclamará, na data que achar conveniente, a paróquia com o nome de São João Paulo II, a primeira com esta designação em Cabo Verde.

José Pires assegurou que D.Ildo Fortes vai, certamente, aprovar a proposta da comunidade católica da Ribeira das Patas, porquanto esteve sempre aberto à esta iniciativa do conselho pastoral da capelania dessa localidade.

O representante da capelania da Ribeira das Patas, Daniel Cruz, mostrou-se “satisfeito” com a aprovação da proposta da criação da nova paróquia, que, além da Ribeira das Patas, albergará ainda as localidades de Lajedos, João Bento e toda a freguesia de Santo André, abrangendo uma população à volta de oito mil pessoas.

Porto Novo passará, assim, a contar com duas paróquias: a de São João Baptista, com sede na cidade do Porto Novo, e a de São João Paulo II, com sede em Ribeira das Patas.

Ribeira das Patas, o maior centro populacional do interior do Porto Novo, com cerca de três mil habitantes.

JM/FP

Inforpress/Fim

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) - A comunidade guineense radicada na Cidade da Praia reúne-se hoje com o presidente do Parido Africano da Independência da Guiné-Bissau (PAIGC), Domingos Simões Pereira, para saber da situação política do país.

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.