Calheta, 17 Mar (Inforpress) - O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Uni-CV promove sábado, na Calheta, São Miguel, uma palestra para destacar a importância do empoderamento da mulher na sociedade cabo-verdiana.

A palestra, subordinada ao tema “A importância do Empoderamento da Mulher e seu papel no desenvolvimento, Cidadania e Saúde”, realiza-se no âmbito do Março - mês da mulher e visa reflectir sobre a situação da igualdade de género em Cabo Verde e no Município.

Segundo uma nota de imprensa, é objectivo desta palestra analisar a situação das mulheres nos meios rurais, no que diz respeito ao seu empoderamento e exercício da sua cidadania; dissertar sobre a saúde das mulheres no meio rural; e difundir/socializar os instrumentos promotores de igualdade e da não discriminação, nomeadamente a lei Violência Baseada no Género (VBG).

O evento enquadra-se no âmbito da agenda promovida pela Organização das Nações Unidas sob o lema "Empoderamento económico das mulheres na mudança do mundo do trabalho: Planeta 50/50 até 2030".

A este evento junta-se a Câmara Municipal de São Miguel, a Delegacia da Saúde, a Delegação Escolar de São Miguel, o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e a Delegacia de Saúde de São Miguel.

Além da palestra, o CIGEF tem agendado diversas actividades para comemorar o mês da mulher, tinha em previsto para quinta-feira, uma acção de comemoração a data alusiva ao dia do Pai, no Tereru di Amizadi, no Campus do Palmarejo.

Para o dia 23, esta previsto actividades no Tereru di Amizadi, às 14:30, no Campus do Palmarejo com o tema “Konbersu sabi sobre Empoderamento da Mulher e a igualdade de Género no Mundo e em Cabo Verde”, em parceria com o ICIEG e ONU Mulheres.

As actividades do Março - mês da Mulher serão finalizadas com o Fórum sobre as “Condições de vida das Mulheres em situação de vulnerabilidade em Cabo Verde”, a ter lugar no dia 30, em parceria com a Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres (APIMUD) e o ICIEG.

PC/CP

Inforpress/fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.