Mindelo, 17 Mar (Inforpress) – A Igreja do Nazareno do Mindelo acolhe, durante quatro dias, o retiro anual dos pastores nazarenos  de  Cabo Verde  com a ordenação de três novos presbíteros  nesta noite de sexta-feira a marcar o ponto alto da agenda.

Em entrevista à Inforpress, hoje no Mindelo, a secretaria nacional do Distrito Nazareno, Leniza Soares,  explicou que o  retiro dos pastores, que acontece anualmente no país, tem como objectivo tratar de questões relativas à liderança da igreja  e aprofundar a identidade nazarena.

“Esse encontro vem no sentido de aprofundarmos algumas questões que diferenciam  a igreja do nazareno dentro da área de toda a igreja cristã”, elucidou a nossa fonte, que considerou ser esta uma  oportunidade para debater “questões profundas”  para unificar a linguagem da liderança nazarena  em todo o território nacional.

O ponto alto do encontro acontece na noite de hoje num culto especial onde serão ordenados três novos presbíteros da igreja do nazareno internacional.

São eles  os pastores Regina Ramos Frederico, da Ponta do Sal,  Endirberto Cardoso, da igreja de Achada Santo António,  e  David Lopes, da  igreja do Tarrafal de Santiago, que já contam com mais de três  anos de ministério e  que agora passarão  a ocupar o mais alto grau de serviço na igreja nazarena e cristã, podendo estar preparados para servir em qualquer parte do mundo.

É a primeira vez na história da igreja do Nazareno que uma ordenação acontece durante o retiro dos pastores, segundo avançou a secretaria distrital, isto porque esta referencia só pode ser feita pelo superintendente geral a nível regional, neste caso a região africana,  daí que  quiseram aproveita a sua presença no encontro nacional de pastores.

Leniza Soares explicou que as ordenações na igreja do nazareno são feitas, geralmente, durante a assembleia distrital, mas nem sempre o superintendente geral pode estar presente,  uma vez que  existem outros países e distritos a nível da África  que também podem  solicitar a sua presença.

O retiro de pastores,  que se iniciou na tarde esta quinta-feira, 16, prolonga-se ate ao domingo, 19, com vários painéis temáticos  e cultos de adoração.

Além da ordenação dos novos presbíteros, o encontro acolhe também um encontro nacional de mulheres pastoras e esposas de pastores enquadrados na comemoração de Março mês da mulher.  

Além do superintendente geral da região africana, David Busic,  participam no encontro 75 pastores e seminaristas de todo as igrejas nazarena do país e ainda  o director regional da igreja do nazareno a nível da África,  Filemone Chambo, e o  director e responsável estatístico do campo lusófono, Adérito Ferreira.

Do encontro de pastores espera-se, segundo Leniza Soares, a construção de uma igreja “cada vez mais forte”, sendo certo que uma igreja centenária chega a um ponto em que precisa de uma avaliação frequente, concretizou, uma identidade mais forte e uma maior unificação da classe pastoral.

“Tudo o que é feito em termos de liderança acaba por reflectir em cada igreja local, ilha ou comunidade”, pontificou.  

A igreja do Nazareno está em Cabo Verde desde do ano de 1908 como organização, tendo iniciado em 1901 como igreja evangélica na ilha Brava.

Actualmente conta com 62 igrejas organizadas em todo o arquipélago com mais de 8700 membros registados.

EC/AA

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.