Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) - A Paróquia de Santíssimo Nome de Jesus (Ribeira Grande de Santiago) recebe de 27 de Março a 2 de Abril, a Semana Diocesana da Juventude (SDJ), evento promovido pelo Secretariado Diocesano da Juventude sob a organização das Jornadas Mundiais da Juventude.

Sob o lema "Eu vim para que todos tenham vida em abundância", a Semana Diocesana da Juventude contará com o envolvimento de jovens de Santiago, Maio, Fogo e Brava, isto é, todas as ilhas que compõem a Diocese de Santiago.

De acordo com o coordenador do Secretariado Diocesano da Juventude, Bernardino Gonçalves, a SDJ é celebrada nas Igrejas locais em cada Domingo de Ramos, de forma a “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e o compromisso para a educação das novas gerações”.

Bernardino Gonçalves desafia a todas as paróquias da Diocese de Santiago e a todas as estruturas pastorais para as celebrações semanais viradas para a juventude, de forma a ser mais um impulso para a evangelização dos jovens.

A ideia, explica, é mexer com juventude organizada em grupos de bases da paróquia, adolescentes e jovens que participam em actividades paroquiais, sem, entretanto, tomarem parte em grupos específicos, de entre todos os adolescentes e jovens da paróquia, independentemente das suas crenças religiosas.

A SDJ tem a abertura prevista para as 18:00 na Igreja de São Paulo Apóstolo, no bairro de Palmarejo, onde o Cardeal Dom Arlindo Furtado irá presidir uma missa ao qual se segue a vivencia de semana a nível paroquial em Ribeira Grande de Santiago.

De 27 de Março a 1 de Abril, a SDJ promove o V Fórum Diocesano da Juventude, com a particularidade de este ano contar com uma inovação denominada “Dia da Comunidade” em que os jovens estarão espalhados pelas 13 comunidades da Paróquia de Santíssimo Nome de Jesus e São João Baptista.

Nestas comunidades, os jovens irão realizar actividades paroquiais diversas que vão desde  visitas a doentes, como pintura de escola e ou campanha de limpeza, até encontros com crianças.

O dia 31 de Março está dedicado à realização da Assembleia Diocesana e recolha de subsídios para o lançamento de uma campanha diocesana para a protecção e defesa da vida dos jovens e para a 1 de Abril promover uma conversa aberta entre jovens e cardeal e termina.

Consta ainda do programa, uma evangelização às pessoas da paróquia de Santíssimo Nome de Jesus enquanto a 2 de Abril, dedicado ao Dia Diocesano da Juventude, o cardeal Dom Arlindo irá presidir uma missa na Sé Catedral, na Paróquia de Santíssimo Nome de Jesus e termina com uma exposição “O lugar dos jovens é em grupo”.

O Secretariado Diocesano da Juventude da Diocese de Santiago é referenciado como um serviço e instrumento da diocese para prosseguir a pastoral juvenil na Diocese.

A organiza propõe intervenções de âmbito diocesano que possam viabilizar a comunhão da Diocese a nível juventude com o intuito de levar os jovens a se encontrarem com Cristo na Igreja, para se tornarem cristãos adultos no mundo.

SR/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.